Quem acompanha o mundo pop tem estranhado as últimas estratégias de Beyoncé.
Diferente da grande maioria dos artistas, a cantora acaba de anunciar uma turnê
sem o apoio de nenhum álbum novo. O E! Online buscou especialistas e
profissionais da indústria fonográfica para entender tal decisão.
“Os artistas já não fazem tanta receita com venda de músicas. Eles conseguem
aumentar a riqueza através de grandes negócios – no caso da Beyoncé, ela tem um
contrato de US$50 milhões com Pepsi que envolve a sua nova turnê.”, revela a
publicação. “Vale lembrar que um ingresso para a “Mrs. Carter World Tour” chega
a ter três digitos. No ano passado, Madonna abriu a turnê “MDNA” com um
faturamento de US$4,3 milhões com tickets a preço médio de US$130. O
investimento mais barato para ver o novo show de Beyoncé não sai por menos de
US$50. E se uma estrela é grande o suficiente – com certeza a líder do Destiny’s
Child está nessa lista -, ela fatura também com a bilheteria. Caso contrário, o
show deverá ter faturamento garantido de pelo menos US$400 mil.”, explicou Mayna
Nevarez, que atualmente é diretora executiva na turnê do rapper Daddy Yankee
pela América do Sul.
Além disso, os artistas pop faturam muito com a venda de produtos na arena
dos shows. Com a turnê “MDNA”, Madonna arrecadou mais de US$75 milhões apenas
com vendas de camisetas, bonés, posters e outros acessórios oficiais. “O novo
álbum de Beyoncé deve sair em qualquer momento de 2013 e a turnê acaba sendo uma
ótima estratégia de marketing para inflamar as vendas do disco.”, pontua
Nevarez.
Por enquanto, o novo álbum de Beyoncé não ganhou data de lançamento e a
turnê, que começa em abril na Europa, chegará ao Brasil em setembro. Era
esperado a apresentação do carro-chefe do projeto durante a performance no
intervalo do Super Bowl – evento assistido por mais de 180 milhões de
telespectadores. Neste final de semana, a HBO norte-americana exibe o
documentário “Life is But a Dream” e provavelmente teremos novidades sobre o que
a esposa de Jay-Z prepara para este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário